Baleia encontrada morta no Açu

Secretaria de Meio Ambiente auxiliou na remoção do mamífero, da espécie Jubarte


07/07/2018 - Meio Ambiente

Previous Next

(Elder Amaral)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, com apoio da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal e da Guarda Civil, auxiliou uma equipe da empresa CTA Serviços em Meio Ambiente, que executa o Programa de Monitoramento de Praia das Bacias de Campos e Espírito Santo, na remoção de uma baleia da espécie Jubarte (Megaptera novaeangliae). O mamífero era um juvenil macho de aproximadamente 8 metros, encontrado em estado avançado de decomposição na praia do Açu, em São João da Barra, no início da tarde desta sexta-feira 6.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Joice Pedra, uma retroescavadeira foi utilizada para enterrar o mamífero. “Desde que recebemos a informação de que a baleia estava na orla, entramos em contato com a empresa responsável pelo monitoramento de cetáceos no litoral e enviamos uma equipe ao local para contribuir com toda ajuda necessária”, destacou.

A empresa CTA informou que, em função do avançado estado de decomposição, não foi possível identificação da causa da morte.

O Programa de Monitoramento de Praia das Bacias de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES) é executado pelo CTA em contrato firmado com a Petrobras para atendimento à condicionante da Licença Ambiental, expedida pelo Ibama.

A área de monitoramento abrange o litoral dos municípios de Conceição da Barra/ES a Saquarema/RJ, totalizando aproximadamente 750 km. As atividades do Programa incluem os serviços de monitoramento, resgate, atendimento veterinário para reabilitação, soltura e necropsia de aves, tartarugas e mamíferos marinhos.

Caso seja encontrado um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, a orientação é acionar a Central de Emergências da Petrobras através dos números 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ).