1º SJB Photo Week

Evento será realizado de 14 a 24 de junho em São João da Barra

13/06/2018 - Turismo e Lazer

(Fabrício Berto)

Palestras, passeios e exposições fotográficas marcarão o 1º SJB Photo Week, de quinta-feira, 14, a 24 de junho, na programação do Circuito Junino 2018, em São João da Barra. O objetivo é incentivar a arte da fotografia e valorizar os pontos turísticos do município. A realização é do Portal e Impressão Fine Art com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer.

“São João da Barra, com suas riquezas culturais, históricas e naturais, sempre foi cenário para registros fotográficos inesquecíveis, e esse evento, além de valorizar nossas riquezas será fundamental para proporcionar o surgimento de novos talentos na arte de fotografar”, disse o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado.

A programação nos dias 14, 15 e 16 de junho, a partir das 20h, acontecerá no Cine Teatro São João, com palestras ministradas respectivamente pelos fotógrafos renomados do Brasil Luiz Garrido, Walter Firmo e J.R. Pedroza. Compartilhamento de conhecimento, dicas fotográficas, apresentação de trabalhos e da carreira, além de um bate-papo com perguntas e respostas, estão entre os atrativos das palestras para quem aprecia fotografia ou deseja aprender mais sobre a profissão.

Já os passeios fotográficos pelos pontos turísticos do município serão na sexta-feira, 15, às 9h e às 14h30, e no sábado, 16, às 14h30. No centro da cidade, eles acontecerão no Palácio Cultural Carlos Martins. Cine Teatro São João, Centro Cultural Narcisa Amália, antiga Casa de Câmara e Cadeia, igreja e praça de São João Batista e no letreiro turístico “Eu Amo SJB”. Em Atafona, o delta do rio Paraíba do Sul, Pontal, praia, Santuário Nossa Senhora da Penha, Píer do Pescador, Espaço da Ciência e o  Balneário. Em Chapéu do Sol e Grussaí estão incluídos no roteiro o Polo Gastronômico, Sesc Mineiro e lagoa.

Exposições fotográficas de diversos temas compõem a programação do dia 14 ao dia 24 de junho, das 9h às 18h, nos prédios históricos. Na antiga Casa de Câmara e Cadeia, “O mago da cor”, de Walter Firmo; e “Simplesmente retrato”, de Luiz Garrido. No Centro Cultural Narcisa Amália, “O mundo invisível da macrofotografia”, de Dudu Linhares; “Desbravando o Oeste”, de J.R. Pedroza; “As mais votadas do #sjbphotoweek2018”;  “Câmara escura”, com noção de composição e captura do princípio básico da fotografia.

​Os participantes poderão enviar suas fotos para o email sjbphotoweek@gmail.com ou postar nas redes sociais com a #sjbphotoweek2018. As 50 melhores fotografias serão projetadas no Cine Teatro São João antes de cada palestra. As 20 melhores imagens serão impressas e farão parte de uma exposição que acontecerá durante o evento. Os vencedores receberão as fotos impressas e certificado de participação no dia 16 de junho, em solenidade no Cine Teatro São João.