Formação Continuada da EJA

“As múltiplas linguagens do cotidiano da Educação de Jovens e Adultos”, foi o tema do encontro, que reuniu cerca de 40 profissionais


12/06/2018 - Educação

Previous Next

(Mônica Terra)

 A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra, por meio da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizou na segunda-feira, 11, mais um curso de formação continuada em serviço, direcionado aos professores e pedagogos do 1º segmento/EJA. Com o tema: “As múltiplas linguagens do cotidiano da Educação de Jovens e Adultos”, o encontro reuniu cerca de 40 profissionais, na sede da Semec.

Os artistas sanjoanenses Geverson Nascimento (voz) e Gilberto Júnior (violão) fizeram a abertura do evento, em um ambiente caracterizado pelo tema de festa junina. De acordo com as coordenadoras da EJA, Joyce Sena e Vanessa Pontes, a ideia foi provocar os professores, de forma que as linguagens corporal, midiática, musical e artística sejam agregadas à prática.

Também participaram da formação a professora de Educação Física Tatiana Filipe, o historiador André Pinto e o coordenador de Artes Clausner Cross, que realizaram dinâmicas com os professores. A doutoranda do programa de Sociologia Política da Uenf, Elisângela Rosa Araújo, relatou sua história de vida, como aluna da EJA, que mesmo em situação de vida difícil, formou-se em Artes, Pedagogia, mestre em Políticas Sociais e, agora, doutoranda de uma universidade estadual.

“Eu sou o reflexo de que, quando se deseja algo, vale a pena acreditar e buscar a realização dos sonhos. Sempre é tempo de voltar a estudar, é preciso crer mais em si mesmo, e no conhecimento, que é algo adquirido por nós e que ninguém pode tirar”, frisou Elisângela.

Estiveram presentes ao evento as coordenadoras do 1º segmento, Erika Alves e Wanessa Vilella, a coordenadora geral pedagógica, Aline Marcelino. O secretário de Educação, Daniel Damasceno, presente ao encontro, destacou a importância do curso de formação em serviço, e do trabalho do professor, que deve transformar as aulas em momentos de significância e sentido para o aluno, agregando saberes.