Ação pelo Dia Mundial Sem Tabaco

Evento será realizado pelo Programa Municipal de Controle de Tabagismo, na próxima quinta-feira, na ESF do Carrapicho


22/05/2018 - Saúde

(Gabriela Hintz)

A Secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio do Programa Municipal de Controle de Tabagismo, promove na próxima quinta-feira, 24, palestra na ESF do Carrapicho, em Atafona, em virtude do Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, e do Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto).

A atividade acontece às 13h e vai contar com a participação da enfermeira Juliana Alves S. Pinto, da psicóloga Emanuelle de Oliveira Rios e da coordenadora do programa, Edilamar Caldas.

O tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é “Tabaco e Doença Cardíaca". Com o slogan “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!".

Edilamar Caldas explica que a campanha deste ano visa alertar a população de que o tabaco é um fator de risco importante para o desenvolvimento de doença cardíaca, coronária, acidente vascular cerebral e doença vascular periférica.

“Nosso objetivo é fazer um alerta para relação entre o tabaco e essas doenças que, combinadas, são as principais causas de morte do mundo”, salientou.  Segundo dados da OMS, 7 milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo; destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo.

O tabaco ainda é responsável por causar câncer de pulmão e garganta (os mais comuns), e outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias, redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos.