Baleia encalhada é salva em Atafona

Após operação conjunta entre Prefeitura e pescadores, animal foi devolvido ao mar


21/05/2018 - Defesa Civil

Previous Next

Uma baleia da espécie cachalote pigmeus encalhou na tarde desta segunda-feira, 21, por volta das 16h30, no Pontal de Atafona, na foz do rio Paraíba do Sul. A Defesa Civil de São João da Barra foi acionada e, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e pescadores, fez a devolução do animal ao mar.

Segundo o coordenador de Defesa Civil, Adriano Assis, o mamífero foi encontrado em boas condições de saúde, apenas com alguns arranhões na calda, provavelmente adquiridos devido ao atrito com a areia no momento em que ficou encalhado.

"Foram feitas duas tentativas para salvar o animal, que retornou ao Pontal. Somente na terceira tentativa o salvamento foi bem sucedido", disse Adriano, ressaltando que só foi possível devido a ajuda de pescadores, que utilizando lençóis amarrados a cordas conseguiram locomover o animal para uma distância aproximada de 2km da praia, de onde saiu nadando em direção ao alto mar.

A secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra, relatou que a baleia encontrada em Atafona pesava em torno de 200 a 250 quilos, com aproximadamente 2 metros de comprimento.

"Os filhotes da espécie cachalote pigmeu (Kogia breviceps) têm cerca de 1,2 metro de comprimento e pesam perto de 50kg. Os adultos podem chegar aos 4 metros e pesar 450kg", explicou Joice.