Festa do Divino em São João da Barra

Celebrações prosseguem até o final de semana


15/05/2018 - Cultura

Previous Next

A tradicional festa do Divino Espírito Santo, em São João da Barra, na sua 243ª edição, prossegue com missas na matriz do Padroeiro São João Batista, procissões e outras manifestações religiosas. As celebrações envolvem a paróquia do Padroeiro, irmandades, pastorais, grupos, movimentos e conta com apoio da Prefeitura Municipal. 

Nesta quarta-feira, no sétimo dia da novena, às 18h tem missa, oração da Coroa do Divino e Benção do Santíssimo Sacramento. Às 19h30, tem a saída da Folia do Divino, com participação de grupos da terceira idade, percorrendo as ruas da cidade e visitando as residências, ao som de sanfonas e pandeiros. Na quinta-feira, 17, tem missa às 18h. 

A programação se intensifica no final de semana com a realização do IX Passeio Ciclístico do Divino, saindo às 15h da matriz de São João Batista e percorrendo as principais ruas da cidade de São João da Barra. Às 20h, tem missa solene da Vigília dos Pentecostes e, em seguida, será transladada a custódia do Divino Espírito Santo à residência da Imperatriz, onde permanecerá até do domingo.

No domingo, às 5h da manhã, acontece a alvorada festiva e, às 9h, o cortejo do Imperador e da Imperatriz. Às 10h, missa solene e, ao término, distribuição de pães bentos. Às 18h tem missa dominical, seguida da procissão do Divino, percorrendo as ruas da cidade e, na sequência, sorteio do Imperador e da Imperatriz para 2019, entrega de brindes às crianças participantes do cortejo matutino e da procissão e encerramento dos festejos, com descida do mastro e queima de fogos. 

As figuras do Imperador do Divino e da Imperatriz relembram o culto popular da Festa de Coroação do Imperador do Divino Espírito Santo, iniciado em Portugal pelo rei D. Diniz e pela rainha Isabel, durante o século XIV.

"A Festa do Divino Espírito Santo é uma das maiores e tradicionais festas religiosas e culturais de São João da Barra. A cidade é uma das poucas do estado do Rio, que mantêm viva a tradição deste festejo", destacou o coordenador municipal de Turismo, Gilwagner Miranda.