Programa Saúde na Escola na Creche do bairro de Fátima

Ação é uma parceria das secretarias de Saúde e Educação

15/05/2018 - Saúde

(Gabriela Hintz)

O Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre a Prefeitura de São João da Barra e o Ministério da Saúde, visitou nesta terça-feira, 15, a C.M. Professor João Rodrigues Pinto, no bairro de Fátima, em São João da Barra.

As ações preventivas são desenvolvidas pelas secretarias municipais de Educação e Cultura e de Saúde, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), Coordenadoria de Odontologia, Atenção Básica e demais programas municipais.

Na creche, foram realizadas avaliação antropométrica; aplicação de flúor; escovação supervisionada; entrega de kits de saúde bucal e apresentação de teatro de fantoches para as crianças.

Participaram da ação a equipe da ESF da sede, com o dentista Flávio Mansur, a enfermeira Fernanda Fernandes, os agentes comunitários Silvia Pinto, Djalma Ribeiro e Maria José Moreira, a assistente de saúde bucal, Ana Lena Barboza e a técnica de saúde bucal, Joyce Melo

Para a diretora adjunta da creche, Mônica Batista, essa interação entre as secretarias tem trazido resultados muitos positivos para a escola. “Essa ação reforçou os cuidados de saúde que já aplicamos na rotina da creche aproximando as ações entre as secretarias, trazendo mais benefícios para nossos alunos”, disse.

O dentista Flávio Mansur salientou que esse é um trabalho de prevenção e educação. “Quando as crianças crescem com essa consciência de manter hábitos de saúde e alimentação saudável, elas vão se tornar adolescentes sem cáries, por isso é importante esse trabalho da saúde dentro da escola”, frisou.

O programa tem visitado escolas e creches do município e as atividades propostas são aplicadas de acordo com a faixa etária dos alunos. Ao longo de 2018 mais de 600 alunos já foram beneficiados com o programa.