Programa Saúde na Escola na Creche do bairro de Fátima

Ação é uma parceria das secretarias de Saúde e Educação

15/05/2018 - Saúde

(Gabriela Hintz)

O Programa Sa?de na Escola (PSE), uma parceria entre a Prefeitura de S?o Jo?o da Barra e o Minist?rio da Sa?de, visitou nesta ter?a-feira, 15, a C.M. Professor Jo?o Rodrigues Pinto, no bairro de F?tima, em S?o Jo?o da Barra.

As a??es preventivas s?o desenvolvidas pelas secretarias municipais de Educa??o e Cultura e de Sa?de, por meio da Estrat?gia Sa?de da Fam?lia (ESF), Coordenadoria de Odontologia, Aten??o B?sica e demais programas municipais.

Na creche, foram realizadas avalia??o antropom?trica; aplica??o de fl?or; escova??o supervisionada; entrega de kits de sa?de bucal e apresenta??o de teatro de fantoches para as crian?as.

Participaram da a??o a equipe da ESF da sede, com o dentista Fl?vio Mansur, a enfermeira Fernanda Fernandes, os agentes comunit?rios Silvia Pinto, Djalma Ribeiro e Maria Jos? Moreira, a assistente de sa?de bucal, Ana Lena Barboza e a t?cnica de sa?de bucal, Joyce Melo

Para a diretora adjunta da creche, M?nica Batista, essa intera??o entre as secretarias tem trazido resultados muitos positivos para a escola. ?Essa a??o refor?ou os cuidados de sa?de que j? aplicamos na rotina da creche aproximando as a??es entre as secretarias, trazendo mais benef?cios para nossos alunos?, disse.

O dentista Fl?vio Mansur salientou que esse ? um trabalho de preven??o e educa??o. ?Quando as crian?as crescem com essa consci?ncia de manter h?bitos de sa?de e alimenta??o saud?vel, elas v?o se tornar adolescentes sem c?ries, por isso ? importante esse trabalho da sa?de dentro da escola?, frisou.

O programa tem visitado escolas e creches do munic?pio e as atividades propostas s?o aplicadas de acordo com a faixa et?ria dos alunos. Ao longo de 2018 mais de 600 alunos j? foram beneficiados com o programa.