Proeis é reativado em SJB

Dofec e Amaro de Souza Paes são as primeiras escolas municipais atendidas.


10/04/2018 - Segurança

Previous Next

(Fabrício Berto)

São João da Barra retomou, nesta terça-feira, 10, o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).  Viabilizada por meio de convênio entre Prefeitura e Governo do Estado, a iniciativa consiste na atuação de policiais, previamente cadastrados, voluntariamente em seu horário de folga mediante gratificação.

 Inicialmente, a atuação será nas escolas municipais Domingos Fernandes da Costa, na sede do município, e Amaro de Souza Paes, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Grussaí. Implantado no município na segunda gestão da prefeita Carla Machado (2009/2012), o Proeis foi paralisado pelo governo anterior, em abril de 2014.

“O objetivo é ampliar e melhorar a segurança nas escolas e imediações, coibindo atos ilícitos e aproximando ainda mais a Polícia Militar da comunidade escolar”, disse o subsecretário de Ordem Pública, Rodrigo Machado, informando que está sendo analisada a expansão do Programa para outros locais e até para futuras intervenções juntamente com a Secretaria de Ordem Pública, Polícia Rodoviária Federal e 5º Companhia de Polícia Militar.

– Iniciamos as atividades por essas duas escolas mapeadas pela Ordem Pública através da Ouvidoria e das palestras ministradas pelo Programa Semop Educacional. Os policiais trabalham fardados, armados, equipados e com garantias do Estado, sendo identificados pela utilização de um braçal vermelho – destacou Rodrigo.

A diretora da escola Amaro de Souza Paes, Andréia Gomes, relatou a importância do Proeis para ajudar no crescimento pedagógico e na socialização, e manter a disciplina e ordem dentro da escola. “Além de influenciar diretamente o aluno para um maior rendimento do aprendizado, o programa foi fundamental para criar um convívio harmonioso entre os alunos e policiais, estreitando os laços de amizade, confiança e respeito”, declarou Andréia.