EJA promove Café Literário

Evento tem início nesta quarta-feira, 11, e segue até o dia 27, em várias unidades de ensino de São João da Barra


10/04/2018 - Educação

Previous Next

(Mônica Terra)

A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra inicia nesta quarta-feira, 11, o 2º Ciclo de Café Literário da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que prossegue até o dia 27 em diversas unidades do município. O evento acontece na escola Amaro de Souza Paes, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Grussaí. O gerente de Elaboração de Projetos, Silvano Mota, abordará o tema: "Novos olhares para o Patrimônio Histórico Cultural de São João da Barra".

O tema anual que está sendo trabalhado nas escolas: "Novos olhares, múltiplas linguagens” será a base para o desenvolvimento dos trabalhos que serão apresentados pelos alunos. Promovido pela coordenação pedagógica da EJA, o Café Literário tem como finalidade estimular a leitura e a escrita.

“Com este evento pretendemos motivar o aluno a aprender de maneira alegre, divertida, dinâmica e criativa, fazendo-o ‘viajar’ no mundo das diversas linguagens”, frisou Joyce Sena, coordenadora da EJA.

Nestes eventos, a equipe da Cultura, que integra a secretaria de Educação, estará desenvolvendo várias atividades junto aos alunos, dentre elas apresentações teatrais, Coral Municipal, palestras e musicais. A Associarths fará apresentações de balé contemporâneo, e o grupo Gota, teatro sobre as diferentes linguagens.

De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, “eventos como o Café Literário resgatam para a Educação de Jovens e Adultos o debate de temas pertinentes à Cultura Sanjoanense, a partilha de experiências, a inserção da leitura na rotina discente e a ocupação de diferentes espaços educativos”.

O projeto Café Literário prossegue no dia 16, no Centro Cultural Narcisa Amália, com os alunos da escola Domingos Fernandes na Costa. Nas escolas José Alves Barreto, em Mato Escuro, e Guilhermina Mendonça, em Bajuru, o evento será realizado no dia 17. Dia 18, o projeto acontece na Amália Soares Barreto em Atafona. Já o Ciep Gladys Teixeira, e a escola Maria Viana Abreu, de Vila Abreu, realizam o Café Literário, também no dia 18, no Centro Cultural Narcisa Amália. Dia 20, será a vez da escola Dionélia Gonçalves dos Santos, em Atafona e, dia 25, Elysio de Magalhães, em Barcelos. Dia 27, a apresentação será na escola Chrisanto Henrique de Souza, no Açu, e Manoel Alves Rangel, em Quixaba.