Entrega de certificados do curso de habilitação náutica

Solenidade acontece nesta quinta-feira, às 9h, no auditório municipal

07/03/2018 - Segurança

(Maurício Barreto)

Integrantes do Grupamento de Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal de São João da Barra recebem, nesta quinta-feira, 8, em solenidade no Auditório Municipal,às 9h, o certificado  do curso de habilitação náutica para tripulação de embarcações do serviço público, que contemplou, também, profissionais do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Guarda Municipal de São Francisco de Itabapoana.

Ministrado pela guarnição da Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra, o curso englobou conhecimento de salvatagem, convenções navais, navegação, interpretação de carta náutica. No total, foram 32 horas de aula teórica, 6 horas de aula prática e avaliação final. A coordenação foi do suboficial Lopes e os instrutores foram os primeiros sargentos Rezende, J.Junio, Jeferson e o segundos sargentos Paulo e Barbosa.

O agente da Capitania dos Portos, capitão-tenente Luciano Ivan Duro, explica que a capacitação das demais forças auxiliares para condução e manutenção de embarcações permite o emprego em quaisquer ocorrências de calamidade pública e, em especial, as chuvas em período de verão, que historicamente trazem transtornos ao município de São João da Barra.

– O fato de ter capacitado as demais forças, portanto, não exime a Marinha do Brasil em prestar apoio para toda e  qualquer situação – concluiu o agente.