Trabalho e Renda     14/11/2017

Curso de Motor a Diesel teve início em Atafona

Capacitação é mais uma parceria da Prefeitura com a Ferroport, atendendo 20 pessoas.

(Gabriela Hintz)

O curso de Motor a Diesel, na Colônia de Pescadores Z-2, em Atafona, teve início na última segunda-feira, 13, atendendo 20 pessoas que já trabalham, fazem ou tenham concluído algum curso na área, além de pescadores. A carga horária é de 80 horas, com aulas de segunda a sexta-feira, das 16h às 21h, até dia 6 de dezembro.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de São João da Barra, via Superintendência de Trabalho e Renda, com a Ferroport (parceria entre a Prumo e Anglo American). As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Estamos atendendo a comunidade, priorizando quem trabalha na área pesqueira com barcos a motor, pois é uma demanda da região para esse tipo de capacitação”, explicou o superintendente de Trabalho e Renda, Marcelino Souza.

O Instrutor automotivo Antonio Vitor Nogueira explicou que o curso aborda, entre outros assuntos, os princípios do motor a diesel, desmontagem, testes, análises, montagem, manutenção, como selecionar, organizar e preparar o local de trabalho, atendendo à regulamentação da documentação técnica, com segurança, saúde, produtividade, qualidade e consciência ambiental.

“O curso capacita o aluno para atuar nesse mercado. Ele vai sair daqui preparado para exercer essa atividade, seja auxiliando um profissional da área ou se qualificando ainda mais”, pontuou o instrutor.

Foram distribuídos material didático, uniforme e Equipamento de Proteção Individual (EPI) para todos os alunos, que terão aulas práticas e teóricas. “É importante o município oferecer esse tipo de oportunidade, priorizando quem trabalha na área da pesca e capacitando a mão de obra local”, salientou o aluno Adriano Ribeiro Pessanha.

Também participaram da aula inaugural o técnico em Educação do Senai, Joel Marcelino, a coordenadora da Superintendência de Trabalho e Renda Florita Moço,  e a assistente social da Superintendência de Trabalho e Renda, Elizabeth Sãns.