Educação     13/11/2017

Festival da Canção com jovens e adultos da EJA

Evento acontece nesta segunda-feira, 13, às 18h, no Cine Teatro São João.

(Mônica Terra)

A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra, por meio da coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realiza nesta segunda-feira (13/11), às 18h, no Cine Teatro São João, o primeiro Festival da Canção com a participação de estudantes da rede municipal do 1º e 2º segmentos da EJA. A entrada é franca.

A coordenação tem buscado fazer um trabalho pedagógico baseado no ensino de qualidade, contextualizado e significativo, de acordo com as coordenadoras da EJA, Joyce Sena e Luciana Paula. O Festival, segundo elas, tem como objetivo despertar a cultura, criticidade social e protagonismo dos alunos, elevando a sua autoestima e mostrando que é possível o despertar para novos projetos em sua vida.

As músicas que serão apresentadas pelos alunos são baseadas nos subtemas: sustentabilidade, solidariedade, drogas, violência, desarmamento e direitos humanos, assuntos relevantes trabalhados durante o ano letivo deste ano que teve como tema “Ética e Valores: alicerces para a construção de uma cultura de paz”.

Cinco escolas participam do Festival: Ciep-265 Municipalizado Gladys Teixeira (sede); Professora Dionélia Gonçalves dos Santos (Atafona); Chrisanto Henrique de Souza (Açu); José Alves Barreto (Mato Escuro) e Amaro de Souza Paes (Grussaí), que participará com duas músicas, totalizando seis canções, algumas autorais e outras paródias.

“Durante o período letivo foi trabalhado em sala de aula conteúdos como estrofe e verso e, dentro da proposta curricular, decidimos elevar a autoestima dos alunos, mostrando que eles são capazes e criando este evento, que certamente será um diferencial no ensino da modalidade da Educação de Jovens e Adultos”, frisou a coordenadora Joyce Sena.

Durante a programação haverá apresentações musicais com artistas locais. A banca será formada pelos músicos: Antônio Carlos Dias, Geverson Nascimento e Marcos Vinícius Cândido, além de professoras de Língua Portuguesa.