Meio Ambiente     11/11/2017

Participação em eventos sobre estiagem

Encontros, em Santo Antônio de Pádua e Itaperuna, teve por objetivo foi somar forças com os 16 municípios que decretaram situação de emergência.

Representantes da Prefeitura de São João da Barra – subsecretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra; coordenador de Defesa Civil Adriano Assis; subcoordenador de Defesa Civil, Welington Barreto – participaram na sexta-feira, 10, da reunião de implantação do Conselho Regional de Mitigação dos Efeitos da Estiagem no Norte e Noroeste Fluminense, na Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, e da Audiência Pública sobre a Crise Hídrica nas Regiões Norte e Noroeste do Estado, na Câmara de Vereadores de Itaperuna.

– A estiagem causa problemas ambientais, sociais e econômicos ocasionados pela baixa vazão hídrica, comprometendo a captação e o abastecimento de água para a população, perda de lavouras na agricultura, morte de animais e diminuição na produção leiteira na pecuária, além falta de navegabilidade e escassez do pescado – ressaltou Joice Pedra.

O coordenador de Defesa Civil, Adriano Assis, relatou a importância dos eventos para somar forças com os 16 municípios que decretaram situação de emergência por causa da estiagem, em prol de medidas para amenizar os problemas causados pela falta da chuva.   “A seca, que castiga o Norte e Noroeste Fluminense, é a mais forte desde 2010 e os prejuízos econômicos em nosso município chegam a R$ 1.200.000,00”, relatou Adriano.

Além de outras autoridades governamentais, na reunião em Santo Antônio de Pádua participaram o prefeito Josias Quintal, e os secretários de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Jair Bittencourt, e de Defesa Civil e Comando Geral do CBMERJ, Roberto Robadey Júnior.

Já em Itaperuna marcaram presença o Inea, Emater, Cedae, IFF, Uenf, Conselho de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Norte e Noroeste Fluminense vereadores e secretários municipais e estaduais.