Trabalho e Renda     16/10/2017

Nova turma de NR-10 é iniciada

Curso de 40 horas contará com a participação de 23 alunos.

(Fabrício Berto)

Uma nova turma de 23 alunos do curso de Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade (NR-10), realizado em São João da Barra numa parceria entre a Prefeitura – por meio da Superintendência de Trabalho e Renda –,  empresa Ferroport e Senai, teve início nesta segunda-feira, 16, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Amadeu Chácar Filho, Centro.

“Seguindo determinação da prefeita Carla Machado, estamos cumprindo o nosso papel, disponibilizando capacitação gratuita para facilitar o acesso dos sanjoanenses ao mercado de trabalho”, declarou o superintendente de Trabalho e Renda, Marcelino Souza, ressaltando que outra turma, de 23 alunos, concluiu o curso dia 6 de outubro e já se encontra preparada para atuar diante dos riscos profissionais provenientes dos serviços de eletricidade.

Para o supervisor de manutenção elétrica da Ferroport, Cléber Esteves, que palestrou sobre a importância do curso NR-10 e o atual cenário de manutenção elétrica das operações da Ferroport, o curso contribuirá para o enriquecimento dos conhecimentos dos sanjoanenses, abrindo novas oportunidades de emprego.

O eletricista da Ferroport, André Lopes, residente em Atafona, também participou da palestra contando a sua trajetória de vida na busca por emprego. “Sou formado em elétrica pelo IFF, e há quatro anos e meio entrei na Ferroport como jovem aprendiz e devido ao bom comportamento e profissionalismo, hoje faço parte do quadro de funcionários da empresa”, disse André, incentivando os alunos a levarem a sério o curso, para que eles tenham um futuro promissor.

O técnico em Educação Carlos Márcio da Silva Freitas e o instrutor de eletricidade Thiago Amaro da Silva, ambos do Senai, explanaram sobre o tema Riscos Elétricos e explicaram detalhes da operacionalização do curso. “Durante as 40 horas do curso abordaremos também: princípios básicos de prevenção e combate a incêndio, noções básicas de primeiros socorros, equipamentos e dispositivos de bloqueio e sinalização para serviços com eletricidade, entre outros”, informou Thiago.

Bhrayan Azevedo Sampaio, morador de Grussaí, formado como técnico de eletromecânica e matriculado no 5º período de engenharia civil pela Universidade Candido Mendes, é um dos alunos inscritos. “Jamais perderia essa oportunidade de capacitação. Atualmente estou desempregado, mas já trabalhei no Complexo Portuário pela Acciona Construccion, durante um ano e sete meses, e sei da importância deste curso, exigido por diversas empresas”.

A analista de relacionamento da Ferroport, Nívia Carvalho, marcou presença na abertura da aula Inaugural.