Meio Ambiente     13/10/2017

Canal São Bento passa por limpeza

Serviço é uma parceria do Município e Secretaria de Estado do Ambiente.

(Gabriela Hintz)

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), através do Programa Limpa Rio, começou na terça-feira, 10, a limpeza do canal São Bento, próximo à chegada do distrito de Barcelos, que irá proporcionar melhor fluxo d'água nos demais canais do 6º e 5° distritos.

O serviço é mais uma conquista do governo municipal, que tem se articulado com setores estaduais e federais para trazer melhorias para o município. A Prefeita Carla Machado e o então Secretário de Meio Ambiente, Alex Firme, contaram com o apoio do deputado estadual André Correa para que fosse cedido pela SEA o equipamento para a realização da limpeza.

"Esse serviço é mais uma conquista do nosso governo e será muito importante, pois essa limpeza irá proporcionar a melhoria da qualidade do fluxo d’água, beneficiando as atividades pesqueiras e agrícolas da região do 6°e 5° distritos”, ressaltou a prefeita Carla Machado, informando ainda que a limpeza será realizada em outros canais do município.

O trabalho consiste na remoção de vegetação e desobstrução do trecho mais crítico do canal São Bento, que fica localizado próximo a Barcelos. O serviço também havia sido solicitado através de requerimentos pelos vereadores Jonas Gomes de Oliveira e Ronaldo Gomes, ao poder Executivo.

A subsecretária Joice Pedra, que atualmente responde pela pasta de Meio Ambiente, explica que através da limpeza serão removidas plantas aquáticas, que reduzem o oxigênio da água, provocando inclusive mortandade de peixes, e sedimentos que dificultam o fluxo normal do canal. Ela lembra também que o canal ficou sem manutenção durante alguns anos, o que prejudicou o meio ambiente e algumas atividades.