Você está em Notícias

  Saúde     11/08/2017

Encerramento da capacitação sobre aleitamento

Evento aconteceu nos dias 02 e 10 de agosto para agentes comunitário de saúde.
A+   A-

(Gabriela Hintz)

O 1º Seminário de Capacitação em Aleitamento Materno, destinado aos agentes comunitários de saúde da rede municipal e promovido pela Secretaria de Saúde de São João da Barra, foi concluído na quinta-feira (10), no Cine Teatro São João. Realizado em duas etapas, sendo a primeira no dia 2 de agosto, o evento, contou com palestras e discussão de propostas de ações de incentivo à amamentação no município.

Na programação do dia foram abordados os temas: “Os benefícios nutricionais do aleitamento materno”, com a nutricionista Aparecida de Souza; “Depressão e ansiedade: identificando e tratando”, sendo abordado pelo psicólogo André Aragão, “Direitos sociais na promoção do aleitamento materno”, com a assistente social Solange Barbosa, “Amamentação e fórmula infantil”, com a coordenadora do Programa de Nutrição, Adriana Mello, e “Aleitamento materno e desenvolvimento orofacial” com a odontóloga Rafaella Carvalho de Queiroz.

 “Esse momento de capacitação é importante para nossos agentes, que estão em contato mais próximo com a população e já podem interagir sobre o tema, esclarecendo e tirando dúvidas de gestantes e mães”, pontuou a coordenadora do Programa de Nutrição, Adriana Mello.

Para a agente comunitária de saúde, Nilcéia Tavares, contar com essas informações é muito importante para o desenvolvimento do trabalho dos agentes. “Estamos mais preparados para falar sobre aleitamento. Agora já posso explicar sobre os cuidados com a mama, forma correta de amamentar. entre outras coisas, que aprendemos aqui”, destacou.

Agosto Dourado - O mês de agosto agora é o Mês do Aleitamento Materno e passa a ser chamado Agosto Dourado, de acordo com Lei aprovada pelo Congresso Nacional. Dentro desse contexto já era realizada, de 1 a 7 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Com a criação do Agosto Dourado as ações intersetoriais de conscientização e esclarecimentos a respeito da importância do aleitamento materno devem se intensificadas pelas redes públicas de saúde por meio de palestras, reuniões em comunidades, espaços públicos e divulgação na mídia, além de decorações com a cor dourada para lembrar a campanha.

A+   A-

Mais notícias relacionadas a Saúde

Projeto de Saúde em São João da Barra é premiado
Palestra sobre obesidade no P.U de Barcelos
Antirrábica imunizou aproximadamente 5 mil animais
Sábado é dia de vacinação antirrábica
Concluída capacitação para profissionais da Saúde
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Plano Diretor
  • Banner IPTU 2017
  • Sisban
  • Orçamento Participativo