Saúde     07/08/2017

Caminhada de combate à hanseníase

Evento reuniu cerca de 200 estudantes do município nesta segunda-feira.

(Gabriela Hintz)

Cerca de 200 alunos das redes pública e particular participaram na manhã desta segunda-feira, 7, da Caminhada de Conscientização ao Combate à Hanseníase, promovida pela Secretaria de Saúde de São João da Barra, para marcar o Dia Estadual de combate à doença, que ocorreu no último sábado, 5.

O grupo se concentrou na Praça São Benedito, no Centro da cidade, e seguiu pelas ruas São Benedito, Joaquim Thomaz de Aquino Filho e Barão de Barcelos, até o Ciep-265 Municipalizado Profª Gladys Teixeira, onde foi realizada a palestra com o médico do Programa Municipal de Combate à Hanseníase, Nebiton Batista Peixoto. Na ocasião os alunos puderam fazer perguntas e tirar duvidas sobre a doença e, em seguida, foi oferecido um café da manhã para os estudantes.

“Foi importante essa mobilização para esclarecer os jovens, desmistificar o preconceito sobre a doença e informá-los sobre o diagnóstico e tratamento para que eles possam expandir esse conhecimento para os colegas e familiares”, destacou o médico do programa.

De acordo com o médico, desde a implantação do Programa, São João da Barra deixou de ser considerado município de média incidência para baixa incidência, com apenas dois casos da doença atualmente diagnosticados e em tratamento.

“O tratamento pode durar seis meses, para os pacientes paucibacilares (que estão infectados, mas não contaminam outras pessoas), ou 12 meses, voltado a pacientes multibacilares, os quais, sem tratamento, eliminam os bacilos e podem infectar outros indivíduos”, explicou o médico.

Para a aluna do Colégio Estadual Alberto Torres, Débora Azevedo Caldas, foi bom ter participado desse momento. “Tiramos dúvidas e conhecemos mais sobre a doença. Foi esclarecedor para todos os alunos participar dessa mobilização”, justificou.

O objetivo da caminhada foi alertar a população sobre a prevenção, transmissão, sintomas e tratamento da hanseníase. O coordenador do Programa, enfermeiro João Filiphe Amaral, destacou a participação dos alunos na caminhada. “Tivemos uma adesão muito grande das escolas, o que foi fundamental para garantir o sucesso dessa iniciativa, pois eles foram participativos e toda a organização saiu daqui hoje com a sensação de dever cumprido”, enfatizou.

Ele ainda agradeceu a presença da secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira, que fez questão de participar do evento, e da Coordenação de Gestão Escolar, que  colaborou para a execução da caminhada. O evento ainda contou  com a parceria, além da Secretaria de Educação, da Secretaria de Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal.