Agricultura     17/07/2017

Reunião do Conselho Regional de Agricultura

São João da Barra esteve representado pelo secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, que é vice-presidente do órgão.

(Gabriela Hintz)

O secretário de Agricultura de São João da Barra, Osvaldo Barreto, participou na última sexta-feira, 14, da reunião do Conselho Regional de Agricultura e Pesca da Região Norte Fluminense, onde ocupa o cargo de vice-presidente. O encontro aconteceu na sede da unidade regional do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Campos dos Goytacazes, e teve como pautas a discussão do novo estatuto, atuação do órgão com objetivo de fortalecer o setor e a cessão do prédio da Ceasa, em Guarus.

De acordo com Osvaldo Barreto, o Conselho foi criado visando fortalecer a agricultura na região Norte Fluminense, atrair recursos nas esferas estadual e federal, formular parcerias de apoio técnico para estudos do potencial agropecuário da região, bem como propor novas tecnologias para aumento da produtividade no campo.

– O Conselho também buscará formular ações regionais em prol do escoamento da produção. Um exemplo disso é a restauração do Ceasa, em Campos dos Goytacazes, que será mais uma oportunidade de comercialização para  os produtores de São João da Barra e municípios vizinhos, minimizando os atravessadores e, consequentemente, aumentando a renda sua renda – explica o Osvaldo.

A parceria, afirma o secretário, irá exercer relevante papel na troca de experiências entre os municípios, democratizando projetos bem sucedidos e colaborando para o desenvolvimento agrícola regional.

Também participaram do encontro o presidente do Conselho e superintendente de Agricultura e Pecuária de Campos, Nildo Cardoso, secretários de Agricultura dos municípios da Região Norte Fluminense, o superintendente Regional do Ministério de Agricultura, José Essiomar Gomes da Silva, e a gerência do Banco do Brasil.