An�lise do solo no quinto distrito

Trabalho viabilizado pela Secretaria de Agricultura teve in�cio na ter�a-feira, com coleta de material.

12/07/2017 - Agricultura

(Gabriela Hintz)

Teve inicio na terça-feira, 11, o trabalho de coleta de material para analise da qualidade do solo e da água nas áreas dos proprietários rurais do quinto distrito de São João da Barra que fizeram agendamento na subprefeitura de Sabonete. A ação foi uma resposta da Secretaria de Agricultura aos pequenos produtores que alegam queda na produção em virtude de uma possível salinização das terras da região.

No mês de abril o secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, recebeu cerca de 30 agricultores. Na ocasião foi definida a realização de uma analise técnica nessas propriedades para definir um plano de ação para solucionar o problema.

“Eu pedi três meses para darmos inicio a esse trabalho e estamos começando dentro do prazo. Após o resultado da análise, nossa equipe vai poder viabilizar uma estratégia para ajudar a melhorar a produção nessas áreas”, explicou.

O trabalho está sendo realizado por uma empresa especializada que já começou a fazer a coleta de água, para averiguação dos dados microbiológicos, alcalinidade e investigação para ver se existe contaminação, além de recolhimento de amostra composta do solo para análise de fertilidade e presença de nematoides (micro-organismo que causam doenças nas plantas), entre outros estudos.

O agrônomo da Secretaria, Gustavo Perrout, está acompanhando toda a ação junto com o engenheiro da Emater, Marcus Vinicius Freitas. A secretaria de Agricultura disponibilizou todo o maquinário necessário para fazer a escavação das áreas que serão analisadas. Ainda não há uma previsão de entrega do resultado.

MAIS NOTCIAS

22/01/2018 - Turismo e Lazer

Banda Onze: 20 levou Balnerio ao delrio

21/01/2018 - Esporte