Você está em Notícias

  Cultura     18/06/2017

Chegada da Efígie de São João Batista a Atafona

Carreata que conduziu a imagem do padroeiro marca mais um dia de celebração ao padroeiro de São João da Barra.
A+   A-

(Gabriela Hintz)

A programação religiosa pelos festejos de São João Batista, em São João da Barra, começou cedo neste domingo, 18, com missa dominical e, às 10h, carreata conduzindo o quadro com a efígie do padroeiro até a Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, passando pela Rua dos Passos, Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Rua Barão de Barcelos e pelo bairro da Cehab .

A efígie do santo foi recebida pelos fiéis, que aguardavam na igreja, e permanecerá ali até o dia 23, quando retorna à matriz na procissão fluvial saindo de Atafona em direção a  São João da Barra, atracando no Cais do Imperador. Segundo o vice-presidente da irmandade de São João Batista, Jorge Renato Amaral, a efígie será colocada no mastro na praça da matriz. 

"Esse rito retrata a subida de Lourenço do Espírito Santo pelas águas do Rio Paraíba do Sul em busca de uma margem mais alta, onde fundou a primeira capela dedicada ao santo padroeiro. Desde então, já são 373 anos de festa dedicada a São João Batista, oficializada em 1644", explicou. 

Dando prosseguimento à programação do domingo, às 15h, aconteceu o 9° Passeio Ciclístico do Padroeiro. Às 18h30, na Antiga Casa de Câmara e Cadeia, tem a abertura da exposição “João Oscar – Historiador da Escravidão”, com Sarau de música e poesia.

A  programação religiosa em homenagem ao padroeiro, que teve início no dia 15, prossegue nesse domingo às 19h, com missa pelo quarto dia do Novenário.

A+   A-

Mais notícias relacionadas a Cultura

Criatividade no desfile fluvial de São João Batista
Desfile de passarela na festa do padroeiro
Eventos culturais na programação do Circuito Junino
Inscrições para concursos culturais do Circuito Junino
Passeio ciclístico de São João Batista
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Plano Diretor
  • Banner IPTU 2017
  • Sisban