Você está em Notícias

  Gabinete     18/06/2017

Sessão Solene na reabertura do Cine Teatro São João

Entrega de comendas marcou a noite em comemoração pelos 167 de elevação à categoria de cidade.
A+   A-

Por: Maurício Barreto

No dia que completou 167 de elevação à categoria de Cidade, São João da Barra comemorou, também, a reabertura do Cine Teatro São João. Restaurado em 2006 e reformado nesse início de ano, o prédio recebeu, na noite de sábado, 17, a sessão solene de outorga da Medalha do Mérito Barão de São João da Barra, concedida pelo Executivo Municipal, e da Medalha do Mérito Barão de Barcelos, honraria da Câmara Municipal.

Na condição de presidente do Conselho da Medalha Barão de São João da Barra, a prefeita Carla Machado abriu e conduziu a sessão que agraciou Irene Assis Barboza, sanjoanense, autora de dois livros e que, segundo a prefeita, serve de exemplo de ser humano ímpar, bondoso e de superação.

“É com muita honra e carinho que nós, do Conselho da Medalha, a escolhemos para ser agraciada com a maior comenda do município. É uma homenagem que, certamente, está muito aquém do que Dona Irene representa e merece. Mas é uma maneira de mostrar o apreço e admiração que todos temos por essa grande pessoa e essa grande mulher”, ressaltou a prefeita em seu pronunciamento.

“Já vivi muitas coisas boas. No entanto, aqui estou com uma emoção enorme. Agradecendo à vida por me permitir viver mais esse momento. Estou me sentindo uma estrela, em um momento de plenitude com essa homenagem que me honra com a medalha de baronesa de São João da Barra, diante da minha família, da minha cidade e agradecendo à prefeita Carla Machado”, disse a homenageada.

Irene Assis lançou, em 2002, a autobiografia, “Vida Revivida”, que teve a segunda edição publicada. Em 2016, a escritora lançou o livro de ficção, “Ivone de Catarina”. A homenageada nasceu em 1º de fevereiro de 1941, em uma família de 15 irmãos, e não pôde prosseguir com os estudos, já que sua função era ajudar a cuidar dos irmãos mais novos. Ainda jovem, casou-se com um morador de Atafona, João Alberto Barboza, e desta união nasceram quatro filhas. Uma sétima filha chegou à família, já adolescente, comprovando a fortaleza desta mulher que nunca deixou se abater diante dos contratempos da vida.

Compuseram a mesa, além da prefeita Carla Machado, a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira, o presidente da Câmara, Aluísio Siqueira, e os conselheiros da Medalha, Edvaldo Machado, Marcia Oliveira Martins, Plínio Berto e Dircélia Raposo. O vice-prefeito Alexandre Rosa e demais autoridades municipais também estiveram presentes.

Medalha do Mérito Barão de Barcelos – Prosseguindo a solenidade na noite de sábado, 17, a Câmara Municipal de São João da Barra fez a entrega da Medalha Barão de Barcelos ao ex-vereador Antônio de Azevedo Viana, que cumpriu 30 anos de mandato no Legislativo Sanjoanense. Conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Aluízio Siqueira a sessão teve, ainda, entrega de 36 títulos de Cidadão Sanjoanense.

 

A+   A-

Mais notícias relacionadas a Gabinete

Reforço no movimento pela praia de Atafona
Prefeitura incentiva PPA participativo
Apresentação do Portal de Compras do Porto do Açu
Comemorações pelos 167 anos de SJB
Outorga da Medalha Barão de São João da Barra
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Plano Diretor
  • Banner IPTU 2017
  • Sisban