Gabinete     18/06/2017

Sessão Solene na reabertura do Cine Teatro São João

Entrega de comendas marcou a noite em comemoração pelos 167 de elevação à categoria de cidade.

Por: Maurício Barreto

No dia que completou 167 de elevação à categoria de Cidade, São João da Barra comemorou, também, a reabertura do Cine Teatro São João. Restaurado em 2006 e reformado nesse início de ano, o prédio recebeu, na noite de sábado, 17, a sessão solene de outorga da Medalha do Mérito Barão de São João da Barra, concedida pelo Executivo Municipal, e da Medalha do Mérito Barão de Barcelos, honraria da Câmara Municipal.

Na condição de presidente do Conselho da Medalha Barão de São João da Barra, a prefeita Carla Machado abriu e conduziu a sessão que agraciou Irene Assis Barboza, sanjoanense, autora de dois livros e que, segundo a prefeita, serve de exemplo de ser humano ímpar, bondoso e de superação.

“É com muita honra e carinho que nós, do Conselho da Medalha, a escolhemos para ser agraciada com a maior comenda do município. É uma homenagem que, certamente, está muito aquém do que Dona Irene representa e merece. Mas é uma maneira de mostrar o apreço e admiração que todos temos por essa grande pessoa e essa grande mulher”, ressaltou a prefeita em seu pronunciamento.

“Já vivi muitas coisas boas. No entanto, aqui estou com uma emoção enorme. Agradecendo à vida por me permitir viver mais esse momento. Estou me sentindo uma estrela, em um momento de plenitude com essa homenagem que me honra com a medalha de baronesa de São João da Barra, diante da minha família, da minha cidade e agradecendo à prefeita Carla Machado”, disse a homenageada.

Irene Assis lançou, em 2002, a autobiografia, “Vida Revivida”, que teve a segunda edição publicada. Em 2016, a escritora lançou o livro de ficção, “Ivone de Catarina”. A homenageada nasceu em 1º de fevereiro de 1941, em uma família de 15 irmãos, e não pôde prosseguir com os estudos, já que sua função era ajudar a cuidar dos irmãos mais novos. Ainda jovem, casou-se com um morador de Atafona, João Alberto Barboza, e desta união nasceram quatro filhas. Uma sétima filha chegou à família, já adolescente, comprovando a fortaleza desta mulher que nunca deixou se abater diante dos contratempos da vida.

Compuseram a mesa, além da prefeita Carla Machado, a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira, o presidente da Câmara, Aluísio Siqueira, e os conselheiros da Medalha, Edvaldo Machado, Marcia Oliveira Martins, Plínio Berto e Dircélia Raposo. O vice-prefeito Alexandre Rosa e demais autoridades municipais também estiveram presentes.

Medalha do Mérito Barão de Barcelos – Prosseguindo a solenidade na noite de sábado, 17, a Câmara Municipal de São João da Barra fez a entrega da Medalha Barão de Barcelos ao ex-vereador Antônio de Azevedo Viana, que cumpriu 30 anos de mandato no Legislativo Sanjoanense. Conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Aluízio Siqueira a sessão teve, ainda, entrega de 36 títulos de Cidadão Sanjoanense.