Cultura     14/06/2017

Centro Cultural Narcisa Amália aberto à visitação

Exposições das manifestações culturais e históricas de São João da Barra vão até julho.

Por: Fabrício Berto

O Centro Cultural Narcisa Amália está aberto para visitação, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O prédio centenário, onde funcionou o antigo Mercado Municipal, reúne diversas exposições de manifestações culturais e históricas, que ficarão à mostra até o mês de julho.

“Desde o início do terceiro mandato da prefeita Carla Machado, estamos atuando com o intuito de fomentar a cultura e a história. Essas exposições são importantes para mostrar a população como era a vida antigamente, bem como seus costumes e tradições”, pontuou o coordenador do Centro Cultural Narcisa Amália, Alcimar Mello, ressaltando que mais de mil pessoas já visitaram o espaço neste ano de 2017.

Os visitantes têm acesso a informações históricas de Atafona, incluindo pesca, economia e religiosidade, documentários sobre a vida da poetiza sanjoanense Narcisa Amália, que dá nome do Centro Cultural, e maquetes da Igreja de Nossa Senhora da Penha e do antigo Grupo Escolar, onde funciona atualmente o Palácio Cultual Carlos Martins.

Uma exposição temática do Circuito Junino deixou o local ornamentado com bandeirinhas, balões, e no palco bonecos ilustram o casamento na roça em meio às imagens de Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. As vestimentas da dança de quadrilha, dos grupos culturais, Sonho Amor e Fantasia, e Lourenço do Espírito Santo, completam a exposição.

Além das exposições, o local oferece, gratuitamente para a população, uma biblioteca virtual, mini auditório para reuniões, e oficinas de corte e costura, bordado, patch aplique, vagonite, macramê, feltro e miçanga.