Assistência Social     19/05/2017

Presença em Seminário sobre abuso e exploração sexual

São João da Barra participou com equipes técnicas do CREAS e do Abrigo Institucional Raio de Luz.

(Gabriela Hintz)

As equipes técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS  –  de São João da Barra e do Abrigo Institucional Raio de Luz participaram na última quinta-feira, 18, do V Seminário de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes.

O evento foi promovido pelo programa FortaleSER, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) de Campos, e teve por objetivo capacitar as equipes técnicas para melhor abordagem e acompanhamento das crianças e adolescentes que passam por situação de abuso sexual.

Abrindo o evento, a mãe de uma das vítimas assistidas pelo FortaleSER – e que também foi vítima de abuso sexual na infância – fez um relato de sua história visando incentivar a sociedade a denunciar crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Na oportunidade, ela revelou que a filha foi violentada pelo próprio pai, quando tinha apenas seis anos.

Segundo a coordenadora do CREAS, Aline Pontes, foi importante a participação do município no seminário. “Diante da seriedade do assunto, acreditamos que capacitações e discussões sobre o abuso e a exploração Sexual de crianças e a adolescentes são de suma importância para atendermos essa demanda que, mesmo sendo velada, é uma realidade em nosso cotidiano”, pontuou.

Na programação foram ministradas as palestras, “O papel do Ministério Público no enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes”, com a promotora da Promotoria de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude de Campos, Anik Rebello Assed Machado; “Abuso sexual é crime? Deixa marcas? com o pediatra e perito legista, Carlos Alberto Simões, e "A importância do atendimento precoce às crianças e adolescentes, vítimas de violência sexual", com Pediatra Infectologista Bruna de Rezende Bragança.