Você está em Notícias

  Assistência Social     19/05/2017

Presença em Seminário sobre abuso e exploração sexual

São João da Barra participou com equipes técnicas do CREAS e do Abrigo Institucional Raio de Luz.
A+   A-

(Gabriela Hintz)

As equipes técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS  –  de São João da Barra e do Abrigo Institucional Raio de Luz participaram na última quinta-feira, 18, do V Seminário de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes.

O evento foi promovido pelo programa FortaleSER, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) de Campos, e teve por objetivo capacitar as equipes técnicas para melhor abordagem e acompanhamento das crianças e adolescentes que passam por situação de abuso sexual.

Abrindo o evento, a mãe de uma das vítimas assistidas pelo FortaleSER – e que também foi vítima de abuso sexual na infância – fez um relato de sua história visando incentivar a sociedade a denunciar crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Na oportunidade, ela revelou que a filha foi violentada pelo próprio pai, quando tinha apenas seis anos.

Segundo a coordenadora do CREAS, Aline Pontes, foi importante a participação do município no seminário. “Diante da seriedade do assunto, acreditamos que capacitações e discussões sobre o abuso e a exploração Sexual de crianças e a adolescentes são de suma importância para atendermos essa demanda que, mesmo sendo velada, é uma realidade em nosso cotidiano”, pontuou.

Na programação foram ministradas as palestras, “O papel do Ministério Público no enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes”, com a promotora da Promotoria de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude de Campos, Anik Rebello Assed Machado; “Abuso sexual é crime? Deixa marcas? com o pediatra e perito legista, Carlos Alberto Simões, e "A importância do atendimento precoce às crianças e adolescentes, vítimas de violência sexual", com Pediatra Infectologista Bruna de Rezende Bragança.

 

A+   A-

Mais notícias relacionadas a Assistência Social

Projeto Jovem Alerta em São João da Barra
Comemoração pelo Dia das Crianças no Cras de Grussaí
Festa da Primavera no Cras de Grussaí
Entrega de certificados de curso em Sabonete
Unidades do Cras realizam inscrição no CadÚnico
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Plano Diretor
  • Banner IPTU 2017
  • Sisban
  • Orçamento Participativo