Educação     19/05/2017

Meta 5 do Plano Nacional de Educação

Encontro estadual contou com representação da Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra.

(Mônica Terra)

A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra foi representada pela coordenadora geral, Graciane Volotão, no I Encontro Estadual intitulado “Meta 5 do Plano Nacional de Educação”, que debateu esta semana o Regime de Colaboração na Alfabetização Infantil no Estado do Rio de Janeiro.

O evento reuniu dirigentes municipais de Educação, membros do Ministério Público e sociedade civil. A finalidade foi discutir a importância dos Planos Municipais de Educação como instrumentos de planejamento de políticas públicas.

A meta 5 propõe estratégias para alfabetização. Segundo Graciane Volotão, esta formação do MP para os gestores é de suma importância para o poder público. “A Secretaria Municipal está empenhada no cumprimento de todas as diretrizes e normativas que envolvem o Plano de Educação. Participar deste encontro nos faz entender que estamos no caminho certo para alcançar a meta 5 de alfabetização de nossas crianças. Temos trabalhado incansavelmente para cumprir a meta da Alfabetização da Idade Certa”, pontua.

Importantes nomes do meio acadêmico e jurídico estiveram presentes, como Marcos Silva Ozório, Secretário da SASE/MEC, que enfocou “Cooperação Federativa para a Execução da Meta 5 do PNE”; Rossieli Soares da Silva , Secretário da SEB/MEC, falando a respeito da “Política para Formação de Professores”; o professor da UERJ,Donaldo Bello que falou sobre “Os Planos Municipais de Educação como Indutores de Políticas Públicas”; a Presidente da UNDIME, Eliane Tomé Oliveira, que debateu o tema  “O PNAIC no Chão da Escola” e  a Coordenadora do CAO Educação-MPRJ, Débora da Silva Vicente.

O encontro foi promovido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação e pelo Instituto de Educação e Pesquisa do Ministério Público (IEP/MPRJ).