Assistência Social     18/05/2017

Alunos do “Cozinha Brasil” recebem certificados

Curso foi aconteceu no CRAS de Grussaí e Atafona, com três dias de duração.

(Gabriela Hintz)

Foi encerrado nesta quinta-feira, 18, o curso do programa "Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente”. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra com a Ferroport-Prumo Logística e Anglo American – empresa responsável pelo Terminal de Minério de Ferro do Porto do Açu.

As aulas foram destinadas aos usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidades de Atafona e Grussaí. O curso teve 10 horas de duração e foi ministrado por técnicos da área de nutrição do Serviço Social da Indústria (SESI).

Após a última aula do curso os alunos participaram de uma degustação dos pratos que foram ensinados durante o programa, como a quiche de casca de abóbora e um docinho de batata doce, e receberam o certificado de participação, além do livro com todas as receitas e um avental.

“Estamos muito felizes com esta parceria e reafirmamos o nosso compromisso com a comunidade sanjoanense. O nosso objetivo é mostrar para estas famílias que é possível manter o seu sustento, usando a criatividade ao aproveitar os alimentos. O programa ensina a evitarmos a cultura do desperdício”, destacou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudia Falcão.

Para a coordenadora do CRAS-Sede, em Atafona, Kellen Pacheco, o curso foi uma oportunidade para fomentar o retorno da comunidade à unidade. “Algumas famílias ficaram por muito tempo afastadas da unidade, e esse curso fortaleceu a volta delas para o CRAS. A receptividade foi muito boa e esse tipo de parceria só agrega valor ao trabalho que já realizamos, visado o empoderamento dessas famílias”, destacou a coordenadora.

Na ocasião, o gerente de Sustentabilidade da Ferroport, Márcio Redivo, confirmou para o segundo semestre mais uma edição do curso. “É muito gratificante poder trazer um conhecimento que só tem a contribuir com a renda destas famílias. Por isso, nós fazemos questão de apoiar este programa que tem dado tão certo e deveremos abrir mais uma turma, no segundo semestre deste ano”, disse.

Durante o curso, os participantes receberam treinamento teórico e prático, aprendendo a escolher os alimentos por seu valor nutritivo Os alunos também aprenderam a preparar as refeições preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos, sempre com foco na melhoria da renda familiar. “Eu tenho uma demanda muito grande de clientes interessados em produtos mais saudáveis e os ensinamentos do curso vão me ajudar muito neste sentido”, contou a aluna Iara Freitas.

Uma equipe da Secretaria também participou da solenidade de entrega dos certificados pela manhã em Atafona. À tarde a subsecretária, Magna Aquino, representou a pasta, no CRAS de Grussai. O gerente de Sustentabilidade da Ferroport, Márcio Redivo, e a analista de relacionamento da Ferroport, Nívia Carvalho, também participaram do evento.