Você está em Notícias

  Assistência Social     18/05/2017

Alunos do “Cozinha Brasil” recebem certificados

Curso foi aconteceu no CRAS de Grussaí e Atafona, com três dias de duração.
A+   A-

(Gabriela Hintz)

Foi encerrado nesta quinta-feira, 18, o curso do programa "Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente”. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra com a Ferroport-Prumo Logística e Anglo American – empresa responsável pelo Terminal de Minério de Ferro do Porto do Açu.

As aulas foram destinadas aos usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidades de Atafona e Grussaí. O curso teve 10 horas de duração e foi ministrado por técnicos da área de nutrição do Serviço Social da Indústria (SESI).

Após a última aula do curso os alunos participaram de uma degustação dos pratos que foram ensinados durante o programa, como a quiche de casca de abóbora e um docinho de batata doce, e receberam o certificado de participação, além do livro com todas as receitas e um avental.

 “Estamos muito felizes com esta parceria e reafirmamos o nosso compromisso com a comunidade sanjoanense. O nosso objetivo é mostrar para estas famílias que é possível manter o seu sustento, usando a criatividade ao aproveitar os alimentos. O programa ensina a evitarmos a cultura do desperdício”, destacou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudia Falcão.

Para a coordenadora do CRAS-Sede, em Atafona, Kellen Pacheco, o curso foi uma oportunidade para fomentar o retorno da comunidade à unidade. “Algumas famílias ficaram por muito tempo afastadas da unidade, e esse curso fortaleceu a volta delas para o CRAS. A receptividade foi muito boa e esse tipo de parceria só agrega valor ao trabalho que já realizamos, visado o empoderamento dessas famílias”, destacou a coordenadora.

Na ocasião, o gerente de Sustentabilidade da Ferroport, Márcio Redivo, confirmou para o segundo semestre mais uma edição do curso. “É muito gratificante poder trazer um conhecimento que só tem a contribuir com a renda destas famílias. Por isso, nós fazemos questão de apoiar este programa que tem dado tão certo e deveremos abrir mais uma turma, no segundo semestre deste ano”, disse.

Durante o curso, os participantes receberam treinamento teórico e prático, aprendendo a escolher os alimentos por seu valor nutritivo Os alunos também aprenderam a preparar as refeições preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos, sempre com foco na melhoria da renda familiar. “Eu tenho uma demanda muito grande de clientes interessados em produtos mais saudáveis e os ensinamentos do curso vão me ajudar muito neste sentido”, contou a aluna Iara Freitas.

Uma equipe da Secretaria também participou da solenidade de entrega dos certificados pela manhã em Atafona. À tarde a subsecretária, Magna Aquino, representou a pasta, no CRAS de Grussai. O gerente de Sustentabilidade da Ferroport, Márcio Redivo, e a analista de relacionamento da Ferroport, Nívia Carvalho, também participaram do evento.

A+   A-

Mais notícias relacionadas a Assistência Social

Projeto Jovem Alerta em São João da Barra
Comemoração pelo Dia das Crianças no Cras de Grussaí
Festa da Primavera no Cras de Grussaí
Entrega de certificados de curso em Sabonete
Unidades do Cras realizam inscrição no CadÚnico
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Plano Diretor
  • Banner IPTU 2017
  • Sisban
  • Orçamento Participativo