Turismo e Lazer     18/05/2017

Turismo e esporte na pauta de reunião

Reuniões aconteceram nas Secretarias de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e de Turismo.

(Maurício Barreto/Fabrício Berto)

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer e o coordenador geral de Esportes de São João da Barra, Analiel Vianna e João Paulo Almeida, cumpriram, juntamente com o secretário de Planejamento, Sávio Sabóia, agenda na última terça-feira no Rio e Janeiro. Nas reuniões com os secretários de Estado e Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha, e de Turismo, Nilo Sérgio Félix, foram discutidos incentivos para avanços nessas duas áreas.

De acordo com João Paulo, o município tem interesse em incrementar a prática esportiva e, seguindo a diretriz de trabalho desenvolvida na atual gestão da prefeita Carla Machado, que abre espaço para parcerias, a meta é aderir à Lei de Incentivo ao Esporte, que dá incentivos fiscais a empresas que venham a promover eventos nesse segmento.

– A Lei de Incentivo ao Esporte vem ao encontro de nossa proposta, que é desenvolver ações e, ao mesmo tempo, conter gastos, respeitando a situação financeira em que se encontra o município. O foco, portanto, é atuar junto às empresas instaladas no Porto do Açu e o secretário de Estado pôs sua equipe à disposição para que possamos executar esse trabalho – disse João Paulo.

Colocar São João da Barra novamente na rota do turismo, de acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Analiel Almeida, é uma das metas nesse início de gestão e contatos com esferas superiores se fazem necessárias. Ele informa que ficou definida a participação do município, em breve, no “Estágio de Familiarização”, projeto do Estado que tem como objetivo a qualificação profissional das secretarias municipais e consolidar um intercâmbio com a Setur-RJ/TurisRio.

“Hoje já comemoramos alguns avanços, como o reconhecimento pelo Governo do Estado como município de interesse turístico. Pretendemos estreitar ainda mais o relacionamento com o Estado visando explorar nosso potencial, consequentemente gerando renda e movimentado nossa economia”, explicou Analiel.