Você está em Notícias

  Assistência Social     16/05/2017

Iniciado curso do Programa Cozinha Brasil

Ação, que prossegue até quinta-feira, acontece nas unidades do CRAS de Grussaí e Atafona.
A+   A-

(Gabriela Hintz)

Teve início nesta terça-feira, 16, nas Unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Grussaí e Atafona, em São João da Barra, o curso do programa "Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente”. A ação acontece de forma conjunta entre Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos com a Ferroport – parceria da Prumo Logística e Anglo American –, empresa responsável pelo Terminal de Minério de Ferro do Porto do Açu.

Para o gerente de Sustentabilidade da Ferroport, Marcio Redivo, é mais uma oportunidade para contribuir com a comunidade de São João da Barra. “O Cozinha Brasil está presente mais uma vez no município para capacitar homens e mulheres sobre como aproveitar totalmente os alimentos de forma sustentável, reduzindo os desperdícios e ‘esticando’ os orçamentos familiares”.

Neste primeiro dia de aula, as alunas aprenderam a preparar um prato bem conhecido na região, o “Bobó”, só que ao invés de usar o tradicional camarão, a preparação é vegetariana, com ingredientes como chuchu e a parte interna da casca do maracujá. “É um prato bem saboroso e os alunos se surpreendem com o sabor, que fica muito parecido com o bobó original”, contou a nutricionista do Serviço Social da Indústria (SESI), Natália Barreto.

Ela explica, também, que além do trabalho de reeducação alimentar visando uma vida mais saudável, o curso ensina técnicas de higienização dos alimentos, higiene pessoal, congelamento e branqueamento. O cozinheiro do SESI, Reginaldo Lima, é o responsável pela elaboração dos pratos, que serão ensinados nas aulas,  como o bolo de laranja com casca e suco com talos de couve e limão.

Ao final do curso, que conta com 10 horas de duração, as alunas recebem uma cartilha com informações nutricionais dos alimentos e todas as receitas elaboradas nas aulas, além do certificado de participação. “Estou muito otimista com o curso, pois é mais uma oportunidade de aprendizado, que ainda pode gerar uma renda extra em casa”, contou a dona de casa Neuza Cândido, moradora do bairro Figueira, em Grussaí.

O curso acontece no salão de festas da Igreja da Penha, das 9h às 12h para as usuárias do CRAS de Atafona. Já em Grussaí, o curso é realizado das 14h às 17h na sede do CRAS.

 

A+   A-

Mais notícias relacionadas a Assistência Social

Presença em Seminário sobre abuso e exploração sexual
Alunos do “Cozinha Brasil” recebem certificados
São João da Barra recebe o Programa Cozinha Brasil
Mães são homenageadas no CRAS de Grussaí
Conselho Tutelar de SJB com novo telefone
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Plano Diretor
  • Banner IPTU 2017
  • Sisban