Você está em Notícias

  Assistência Social     16/05/2017

Iniciado curso do Programa Cozinha Brasil

Ação, que prossegue até quinta-feira, acontece nas unidades do CRAS de Grussaí e Atafona.
A+   A-

(Gabriela Hintz)

Teve início nesta terça-feira, 16, nas Unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Grussaí e Atafona, em São João da Barra, o curso do programa "Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente”. A ação acontece de forma conjunta entre Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos com a Ferroport – parceria da Prumo Logística e Anglo American –, empresa responsável pelo Terminal de Minério de Ferro do Porto do Açu.

Para o gerente de Sustentabilidade da Ferroport, Marcio Redivo, é mais uma oportunidade para contribuir com a comunidade de São João da Barra. “O Cozinha Brasil está presente mais uma vez no município para capacitar homens e mulheres sobre como aproveitar totalmente os alimentos de forma sustentável, reduzindo os desperdícios e ‘esticando’ os orçamentos familiares”.

Neste primeiro dia de aula, as alunas aprenderam a preparar um prato bem conhecido na região, o “Bobó”, só que ao invés de usar o tradicional camarão, a preparação é vegetariana, com ingredientes como chuchu e a parte interna da casca do maracujá. “É um prato bem saboroso e os alunos se surpreendem com o sabor, que fica muito parecido com o bobó original”, contou a nutricionista do Serviço Social da Indústria (SESI), Natália Barreto.

Ela explica, também, que além do trabalho de reeducação alimentar visando uma vida mais saudável, o curso ensina técnicas de higienização dos alimentos, higiene pessoal, congelamento e branqueamento. O cozinheiro do SESI, Reginaldo Lima, é o responsável pela elaboração dos pratos, que serão ensinados nas aulas,  como o bolo de laranja com casca e suco com talos de couve e limão.

Ao final do curso, que conta com 10 horas de duração, as alunas recebem uma cartilha com informações nutricionais dos alimentos e todas as receitas elaboradas nas aulas, além do certificado de participação. “Estou muito otimista com o curso, pois é mais uma oportunidade de aprendizado, que ainda pode gerar uma renda extra em casa”, contou a dona de casa Neuza Cândido, moradora do bairro Figueira, em Grussaí.

O curso acontece no salão de festas da Igreja da Penha, das 9h às 12h para as usuárias do CRAS de Atafona. Já em Grussaí, o curso é realizado das 14h às 17h na sede do CRAS.

 

A+   A-

Mais notícias relacionadas a Assistência Social

Projeto Jovem Alerta em São João da Barra
Comemoração pelo Dia das Crianças no Cras de Grussaí
Festa da Primavera no Cras de Grussaí
Entrega de certificados de curso em Sabonete
Unidades do Cras realizam inscrição no CadÚnico
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Plano Diretor
  • Banner IPTU 2017
  • Sisban
  • Orçamento Participativo