Cultura     16/05/2017

Curso de adestramento de arte marinheira

Objetivo é ensinar nós e incentivar os escoteiros na busca por distintivo.

Por: Fabrício Berto

O curso de adestramento de arte marinheira, realizado numa parceria entre a Prefeitura de São João da Barra, por meio do Centro Cultural Narcisa Amália, Agência da Capitania dos Portos e 129º Gemar – Grupo de Escoteiros do Mar de São João da Barra – teve início nesta terça-feira, 16, e prossegue nos dias 17 e 18, a partir das 13h30.

Destinado a lobinhos e escoteiros, o curso, ministrado pelo 2º sargento da Marinha, Paulo César Correia, tem a finalidade de ensinar a confecção de nós e arrumação de cabos em geral utilizados no dia a dia do marinheiro a bordo de navios. Além da aquisição de conhecimentos, o curso, desenvolvido no Centro Cultural Narcisa Amália, possibilitará a aquisição de distintivo.

“Esse curso é fundamental para nós, escoteiros do mar. Agradecemos à Capitania dos Portos em proporcionar aos nossos jovens o aprendizado dessa especialidade escoteira (Arte da Marinharia) e ao Centro Cultural, que nos disponibilizou o local para as aulas”, disse o diretor técnico do 129º Gemar, Leandro Quintanilha.

No movimento escoteiro, faz parte da formação do jovem a conquista de objetivo em razão do seu desenvolvimento e aprendizado, e para reconhecer o cumprimento das etapas existem os distintivos. Costurados no uniforme, exibem as conquistas e honras.