Semana da Luta Antimanicomial

Atividades serão desenvolvidas em Atafona, no CAPS e na Praça do Meirelles.


15/05/2017

Previous Next

A Secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Atafona, promove a Semana da Luta Antimanicomial com objetivo de propor mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental e discutir as relações de estigma e a não exclusão social e cultural das pessoas que vivem e convivem com “transtornos mentais”.

A abertura da programação foi na quarta-feira, 17, às 10h, no CAPS de Atafona, com a exibição do filme: Nise – Coração da Loucura. “Esse filme conta a história real de uma mulher que utilizava um método baseado no afeto e na arte como terapia, com os internos do manicômio de Engenho de Dentro, no ano de 1944”, explicou a coordenadora de Saúde Mental, Vânia Maria Neves.

No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado 18 de maio, a programação será estendida para a Praça do Meirelles. “Às 9h30, iniciaremos uma caminhada de conscientização pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental até a Praça Afonso Celso, também conhecida como Praça do Meirelles, onde acontecerá, piquenique, roda de conversa e oficina de música”, informou Vânia.

A equipe multidisciplinar do CAPS – composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiras, farmacêutica, assistentes sociais e pessoal de apoio – estará envolvida nas atividades. Funcionários do Ambulatório Especializado em Dependência Química e do Ambulatório Ampliado em Saúde Mental também participarão.