Você está em Notícias

  Assistência Social     17/04/2017

Iniciado ciclo de Palestras do CRAS

Objetivo é tornar acessíveis informações de interesse da população.
A+   A-

(Gabriela Hintz/Mônica Terra)

Teve início na terça-feira, 11, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Grussaí e de Barcelos  – e prosseguiu na quarta-feira, 12, em Atafona  – o ciclo de palestras voltado para idosos, gestantes, mulher no mercado de trabalho e acompanhamento familiar, promovido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra e que abrange os polos em todo município.

Em Barcelos, o enfoque foi aleitamento materno, em parceria com o PSF da localidade, e o público-alvo, gestantes. Já em Grussaí, o tema foi “Previdência Social, aposentadoria e pensão por morte”, ministrado pelo assistente social do INSS, Marco Antonio Pedro Vieira. “Nosso trabalho é tornar mais acessível a legislação previdenciária, para que as pessoas conheçam seus direitos e deveres perante à política previdenciária e tenham acesso a esses benefícios”, explicou.

A Coordenadora do CRAS de Grussaí, Stela Márcia Gomes, reforça que essas palestras são de cunho socioeducativo, visando orientar a população e usuários do CRAS sobre a previdência social e suas mudanças. “Nosso espaço também é voltado para a informação e orientação, buscando atender as demandas de nossa comunidade”, salientou.

Para a usuária do CRAS, Neusa Cândida, é importante contar com esses esclarecimentos. “Estou achando muito bom, pois tiramos dúvidas e já sabemos como fazer na hora de pedir nosso benefício”, salientou.

Em Atafona, o CRAS (Sede) promoveu a palestra com o tema “Acompanhamento familiar", ministrada pela assistente social Patrícia Sá e pela coordenadora da instituição, Kellen Pacheco. "Promover a integração e fortalecer os vínculos são nossos compromissos com as famílias assistidas nesta casa", ressaltou a coordenadora.

A assistida Priscila Caetano frequenta o CRAS há três anos. Com três filhos, diz que a instituição é uma grande parceira na sua vida familiar. “Tenho toda uma assistência, em especial, com a psicóloga, que me direciona em questões referentes aos meus filhos, de como devo agir em certas situações”, concluiu.

Ao final da palestra principal em Atafona, o tema Fraternidade também foi abordado e as crianças receberam chocolates. “Gostei bastante da iniciativa da instituição. Trouxeram muita alegria para os seus filhos”, disse a usuária Iara de Paula.

Para a Secretária de Assistência Social, Cláudia Falcão, os temas tratados no ciclo de palestras do CRAS têm a finalidade de estreitar e fortalecer os vínculos da instituição com as famílias assistidas e trazer esclarecimentos sobre questões pontuais do interesse deles. 

A+   A-

Mais notícias relacionadas a Assistência Social

Projeto Jovem Alerta em São João da Barra
Comemoração pelo Dia das Crianças no Cras de Grussaí
Festa da Primavera no Cras de Grussaí
Entrega de certificados de curso em Sabonete
Unidades do Cras realizam inscrição no CadÚnico
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Plano Diretor
  • Banner IPTU 2017
  • Sisban
  • Orçamento Participativo