Você está em Notícias

  Assistência Social     17/04/2017

Iniciado ciclo de Palestras do CRAS

Objetivo é tornar acessíveis informações de interesse da população.
A+   A-

(Gabriela Hintz/Mônica Terra)

Teve início na terça-feira, 11, nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Grussaí e de Barcelos  – e prosseguiu na quarta-feira, 12, em Atafona  – o ciclo de palestras voltado para idosos, gestantes, mulher no mercado de trabalho e acompanhamento familiar, promovido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra e que abrange os polos em todo município.

Em Barcelos, o enfoque foi aleitamento materno, em parceria com o PSF da localidade, e o público-alvo, gestantes. Já em Grussaí, o tema foi “Previdência Social, aposentadoria e pensão por morte”, ministrado pelo assistente social do INSS, Marco Antonio Pedro Vieira. “Nosso trabalho é tornar mais acessível a legislação previdenciária, para que as pessoas conheçam seus direitos e deveres perante à política previdenciária e tenham acesso a esses benefícios”, explicou.

A Coordenadora do CRAS de Grussaí, Stela Márcia Gomes, reforça que essas palestras são de cunho socioeducativo, visando orientar a população e usuários do CRAS sobre a previdência social e suas mudanças. “Nosso espaço também é voltado para a informação e orientação, buscando atender as demandas de nossa comunidade”, salientou.

Para a usuária do CRAS, Neusa Cândida, é importante contar com esses esclarecimentos. “Estou achando muito bom, pois tiramos dúvidas e já sabemos como fazer na hora de pedir nosso benefício”, salientou.

Em Atafona, o CRAS (Sede) promoveu a palestra com o tema “Acompanhamento familiar", ministrada pela assistente social Patrícia Sá e pela coordenadora da instituição, Kellen Pacheco. "Promover a integração e fortalecer os vínculos são nossos compromissos com as famílias assistidas nesta casa", ressaltou a coordenadora.

A assistida Priscila Caetano frequenta o CRAS há três anos. Com três filhos, diz que a instituição é uma grande parceira na sua vida familiar. “Tenho toda uma assistência, em especial, com a psicóloga, que me direciona em questões referentes aos meus filhos, de como devo agir em certas situações”, concluiu.

Ao final da palestra principal em Atafona, o tema Fraternidade também foi abordado e as crianças receberam chocolates. “Gostei bastante da iniciativa da instituição. Trouxeram muita alegria para os seus filhos”, disse a usuária Iara de Paula.

Para a Secretária de Assistência Social, Cláudia Falcão, os temas tratados no ciclo de palestras do CRAS têm a finalidade de estreitar e fortalecer os vínculos da instituição com as famílias assistidas e trazer esclarecimentos sobre questões pontuais do interesse deles. 

A+   A-

Mais notícias relacionadas a Assistência Social

Concluída mais uma etapa do Cozinha Brasil
Cras de Barcelos e Sabonete recebem Cozinha Brasil
Cozinha Brasil em Barcelos e Sabonete
JUSTIFICATIVA DA AUSÊNCIA DE REALIZAÇÃO DE CHAMAMENTO P
Ação itinerante para segunda via de documentos
  • Nota Fiscal Eletrônica
  • Plano Diretor
  • Banner IPTU 2017
  • Sisban
  • Orçamento Participativo