Vacinação contra febre amarela a partir deste sábado

Doses estarão disponíveis, a partir das 9h, na Unidade Felix de Sá e nas unidades 24h do Açu, Barcelos e Grussaí.


17/03/2017

Previous Next

A Secretaria de Saúde de São João da Barra informa que o município acaba de ser inserido no programa de vacinação contra a febre amarela, que começa já neste sábado, das 9h às 17h na Unidade de Saúde Felix de Sá (sede do município) e nas unidades 24h do Açu, Barcelos e Grussaí. É necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência e cartão de vacinação (se houver). A vacinação também acontecerá no domingo.

A decisão pela inclusão de São João da Barra entre os municípios contemplados com a vacina ocorreu nesta sexta-feira, após solicitação da Secretaria Municipal de Saúde ao subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Alexandre Otávio Chieppe. O motivo foi o laudo confirmando, também nesta sexta-feira, o vírus da febre amarela em um macaco encontrado morto no município de Campos dos Goytacazes.  

Após 10 mil doses, o município continuará recebendo as doses de acordo com o que for sendo produzido, informa a Secretaria Municipal de Saúde. Estão aptas a receber a vacina pessoas de nove meses a 60 anos e as contraindicações são:

 

- Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza.

- Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave

- Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores).

- Pacientes submetidos a transplante de órgãos.

- Pacientes com imunodeficiência primária.

- Pacientes com neoplasia.

- Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).

- Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras).