Calendário Turístico

Considerado o melhor carnaval do interior do Estado, o Carnaval Sanjoanense traz o desfile das Escolas de Samba Congos e Chinês com suas riquíssimas fantasias que engrandecem a festa popular. A festa também conta com o bloco Indianos e a Escola de Samba Unidos da Chatuba. Carnaval de rua, concurso de máscaras e dominós (que faz alusão às máscaras do tradicional carnaval de Veneza) e blocos de embalo esquentam a folia. Nas praias, há intensa programação de shows e trios elétricos.

Calendario Turistico

Muita gente prestigia a tradicional liturgia, acompanhando missas e procissões, como a do Encontro, na quinta-feira, e a do Enterro, na sexta Santa. O Auto da Paixão é encenado em praça pública.

A festa que é da época colonial acontece sempre na segunda quinzena de maio, em São João da Barra. Na programação do evento estão atividades como procissão com bandeira do Divino, cerimônia na igreja e missa solene. Os participantes costumam usar ricas vestimentas.

A Festa de Corpus Christi que acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes, movimenta a cidade com a participação da população seguindo a forte tradição dos tapetes.

17 de junho. Na agenda, desfile cívico, entrega de medalhas, títulos de cidadãos honorários em sessão solene na Câmara Municipal. Além de atração musical e artística com show na praça principal. A comemoração também faz parte hoje do Circuito Junino da cidade.

Celebra os três santos: Santo Antônio, São Pedro e São João. As festividades acontecem durante o mês de junho. Dia 24 junho, dia do Padroeiro, acontece a principal festa da localidade, que ocorre desde o inicio do século XVII. A programação conta com alvorada, missas solenes, procissões, festivais, shows, barracas, competições esportivas, teatro e concurso de quadrilhas. A festa de Santo Antônio (13 de junho) e São Pedro (29 de junho) completa o circuito. Na festa de São Pedro, há procissões fluviais. As atividades acontecem na sede e em distritos como Cajueiro e Pipeiras.

Calendario Turistico

Na festa de Nossa Senhora da Penha, uma multidão de fieis acompanha a procissão terrestre e fluvial, além de uma extensa programação religiosa e profana, que encerra a alta temporada no município. É realizada sempre na segunda segunda-feira após o Domingo de Páscoa, em Atafona.Em Grussaí, dia 15 de janeiro tem a Festa de Santo Amaro, em frente à igreja de mesmo nome. Fieis e moradores da praia seguem pelas principais ruas em procissão, além de missa solene e atrações musicais.

Calendario Turistico

A Exposição Agropecuária de São João da Barra foi criada em outubro de 2011 com uma variedade de atrações. Além de shows nacionais, rodeios na arena, competições, exposição cultural de artesanato, FEPE (Feira de Preços Especiais), eleição da Rainha e Princesa da Expo Barra. Em 2012 deu início a construção do Parque de Exposição Agropecuária com área ampla e grande infraestrutura, para melhor atender as expectativas do público visitante e munícipes.